Skip to content

Tell me your wish (Genie) plagiada no Uzbequistão?

02/07/09

Update: Já postei o esclarecimento do plágio em um novo post.

Encontraram no YouTube um vídeo de um grupo do Uzbequistão que canta uma música 99% igual a Tell me your wish (Genie). O detalhe é que esse mesmo vídeo foi enviado dia 16/04, alguns meses antes do lançamento pelas SNSD. Seria então Tell me your wish um plágio? Pelo o que tudo indica, não é não.

Ainda aguardamos o pronunciamento oficial, mas as últimas informações já falam que uma fita com as gravações de Genie “vazou”, e acabou sendo utilizada indevidamente no Uzbequistão.

Já apareceu em alguns sites um pronunciamento do pessoal da Universal Music Publishing Group, a empresa que licenciou a música para a SM Entertainment, mas ainda não achei uma fonte confiável para confirmar esse pronunciamento.

No, we own this song. Dsign are Universal writers. Girls’ Generation / SM were given this song exclusively to record and release.

The Uzbekistan release is an unauthorized,and unlawful version and not approved by us. GG/SM are at no fault at all. A press message will be sent out shortly.

Pelle Lidell
European A&R Executive
Universal Music Publishing Group

Bom, eu acho muito difícil que uma empresa como SM tenha copiado 99% uma música do Uzbequistão (Edit: Eu sei que a SM já fez plagios, mas é que nenhum tão igual a sim. Sempre mudavam uma coisinha ou outra. Esse aí é 99% igual!). O que complica essa situação é que na Coréia existem vários exemplos de artistas muito famosos que plagiaram músicas, principalmente dos Estados Unidos, então todos já acabam achando que é plagio por parte dos coreanos. Mas vamos deixar para tirar conclusões depois que esse assunto tiver informações oficiais. Ficar julgando quem está certo ou errado somente pelo o que estão falando por aí não leva a nada.

Tá, agora eu preciso fazer alguns comentários sobre o vídeo. Fazia tempo que eu não ria tanto ao ver um vídeo no Youtube. Que troço mal feito! Um cara fica jogando uma bola de basquete em uma parede invisível, e depois ele aparece com um sabre de luz Jedi! (?).

Pelle Lidell

Deixe uma resposta

